As parafinas são óleos minerais extraídos de minerais como o carvão e o petróleo. Podem ser encontradas na forma líquida ou sólida, possuem diversos usos, sendo o cosmético um dos mais populares.
Para que servem as parafinas?
As parafinas podem servir para vários propósitos. Por um lado, são usadas na indústria cosmética como ingrediente base em muitos cremes, principalmente protetores labiais.
Além disso, as parafinas têm a capacidade de proporcionar suavidade à pele. Graças às parafinas, a pele permanece hidratada e com uma camada protetora que evita a perda de umidade.
São frequentemente usadas em tratamentos cosméticos, sendo os mais comuns massagens e banhos de parafina. Também são utilizadas em tratamentos redutores de medidas, graças à sua capacidade de gerar calor.
Benefícios das parafinas
As parafinas trazem muitos benefícios para a pele. Elas possuem propriedades terapêuticas e são frequentemente utilizadas para tratamentos de reabilitação.
Outros benefícios incluem:
– Acelera o processo de cura e diminui a dor, bem como a rigidez muscular.
– Pode ser usada em tratamentos para artrite, inflamação, fibromialgia e rigidez nas articulações.
– Amacia e hidrata a pele em profundidade.
– Abre os poros e aumenta a circulação sanguínea.
– Melhora a hidratação, elasticidade e combate problemas de descamação e rachaduras na pele.
Usos cosméticos e estéticos de parafinas
Parafina com Rosa Mosqueta
Esta parafina é utilizada em tratamentos estéticos que visam melhorar a hidratação, nutrição e a estimulação do sistema circulatório. A sua aplicação realiza-se através de uma massagem termoterapêutica em diferentes zonas do corpo como os pés, mãos ou rosto.
Parafina com Aloe Vera
Neste caso, as propriedades do aloe vera são utilizadas em tratamentos hidratantes, estimulantes e regeneradores do aparelho circulatório. Também é adequado como tratamento lipo-redutor.