O Mel natural é aquele que aquecemos acima de 60 ° nem é submetido a qualquer processo, ao contrário do mel industrial, que é pasteurizado. Com a pasteurização impede a cristalização, mas também reduz drasticamente a qualidade do mel.
O mel é um produto que as abelhas produzem a partir da transformação do néctar das flores, e é usado para fins de alimentação na colmeia. As abelhas do mel têm sido amplamente estudadas pelo seu grande número de propriedades como um anti-séptico, estimulante, calmante, laxante, diurético e bactericida e benefícios para o corpo humano.
Os benefícios do mel natural para a saúde:
1. Melhora a função cerebral;
2. Regula o açúcar do sangue;
3. Reduz o stress metabólico;
4. Recuperação do sono;
5. Estimula o sistema imunológico;
6. Hidrata os lábios secos e gretados;
7. Bom aliado para curar feridas, queimaduras e úlceras;
8. Minimiza as alergias;
9. No banho, ajuda a combater a pele seca.
Uma colher de chá de mel ao pequeno-almoço fortalece energia e mais benefícios para as nossas atividades físicas diárias.
Uma das propriedades que o mel tem e é pouco conhecida é que ele ajuda as pessoas que sofrem de úlceras gástricas, só temos que tomar uma colher de chá de mel de estômago vazio e não comer nada pelo menos durante uma hora.
O mel não deve ser administrado a crianças com menos de um ano, porque pode ser extremamente perigoso para bebes porque quando misturado com os sucos ácidos digestivos de uma criança se cria um ambiente ideal para o crescimento de esporos de Clostridium botulinum que produzem toxinas. Os Esporos Bolutismo estão entre as poucas bactérias que sobrevivem no mel, mas também estão amplamente presentes no meio ambiente. Embora esses esporos são inofensivos para adultos, devido a sua azia o sistema digestivo das crianças não se encontra desenvolvido o suficiente para os destruir, de modo que os esporos poderiam potencialmente causar botulismo infantil. Por esse motivo, é aconselhável não alimentar com mel ou outro adoçante as crianças com menos de um ano.